Dietética/Nutrição & Alimentos

10 Alimentos Ricos em Cálcio

 > Tofu
Apresenta maior quantidade de cálcio do que o leite. O problema é a biodisponibilidade, pois absorve-se melhor o cálcio de alimentos de origem animal do que os de origem vegetal. Mesmo assim, este derivado da soja é uma boa fonte de cálcio, assim como de proteínas, fósforo e magnésio. Para completar, oferece ainda poucas calorias: apenas 70 kcal em 100 g.

> Bróculos
Consumido cru diminui a eficiência da tiroide, podendo até levar a um quadro de hipotiroidismo. Por isso, recomenda-se ingerir o alimento cozido ou no vapor. Entretanto ao submeter este alimento ao cozimento ele perde cerca de 70% da quantidade inicial de cálcio, enquanto, no vapor, ele perde apenas cerca de 25% da quantidade inicial do nutriente. Deve-se preferir, portanto, consumir os brócolos no vapor e aproveitar outros nutrientes, como ácido fólico, antioxidantes, fibras e vitaminas A e C.

> Sardinhas
A sardinha, assim como outros peixes de água fria, é conhecida por ser fonte de uma gordura boa para o coração: o ómega 3. Mas este alimento, que pode ser consumido assado, grelhado ou até em paté, também é rico em cálcio. O peixe também é um alimento de fácil digestão e altamente recomendado para atingir as recomendações diárias de de vitamina A e D.

> Espinafre
Alimento antioxidante e fonte de fibras, o espinafre também é rico em cálcio. Outra característica do espinafre é o seu alto teor de ferro, que faz com que seja indicado a pessoas que sofrem de anemia ferropriva. Pode ainda ser consumido sozinho em saladas, lanches simples ou cozido.

> Sementes de Gergelim
A semente de gergelim costuma ganhar destaque por atuar como coadjuvante na perda de peso graças à alta concentração de fibras, conhecidas por proporcionar saciedade. Entretanto, outros nutrientes como o cálcio também podem ser encontrados nesta semente. Nutricionistas também a recomendam para regularizar o trânsito intestinal e controlar a glicémia. Por fim, estudos mostram que as gorduras insaturadas presentes nas sementes de gergelim agem de forma positiva na regulação do colesterol e dos triglicéridos.

> Soja
Muito usada em dietas vegetarianas, esta leguminosa tem grande importância para mulheres na menopausa. As isoflavonas, espécie de hormona vegetal, presentes na soja ajudam a diminuir as ondas de calor e outras alterações típicas desta fase da vida feminina. O vegetal também é rico em cálcio, sendo que derivados como a farinha ou leite de soja, apresentam maior concentração deste mineral.

> Linhaça
A linhaça é uma boa fonte de cálcio, mas também é altamente calórica, sendo que 100 gr oferece cerca de 490 calorias. A linhaça também é uma boa fonte de gordura polinsaturada, o ómega-3, que previne contra doenças cardiovasculares.

> Grão-de-Bico
Da família das leguminosas, o grão-de-bico também contem cálcio, proporcionando benefícios similares aos da soja, exceto pelas isoflavonas. Outras vantagens do seu consumo é a sensação de saciedade, o melhoramento do fluxo intestinal e a obtenção de proteínas.

> Aveia
Por não ser cara e oferecer maior quantidade de fibras dentre os cereais, a aveia não costuma ficar de fora do cardápio de quem está de dieta. No entanto, o benefício de destaque do alimento é a diminuição do colesterol ruim (LDL). O que pouca gente sabe é que ela também é rica em cálcio. Este cereal pode ser usado em receitas de pães e bolos e misturado com papa ou frutas.

> Sementes de Chia
A chia é uma semente rica em ómega 3, fibras, ferro e proteínas. Além disso, também contém cálcio. Esta semente é também conhecida por proteger o coração, melhorar o sistema imunitário, combater cãibras e auxiliar no funcionamento do sistema nervoso.