Dietética/Nutrião & Alimentos

Açafrão-da-Índia - Curcuma Longa
A curcuma ou açafrão-da-índia é uma alimento :
     > Poderoso, contudo seguro anti-inflamatório - Pensa-se que a curcumina seja o principal agente farmacológico do açafrão.
     > Importante no tratamento da doença inflamatória intestinal - Como doença de crohn e colite ulcerosa.
     > Útil em casos de fibrose cística - A curcumina, um dos principais constituintes da cúrcuma que dá o tempero de cor amarela, pode corrigir a expressão mais comum do defeito genético que é responsável pela fibrose cística.
     > Preventivo do Cancro - A acção antioxidante da curcumina habilita-o para proteger as células do cólon de radicais livres que podem danificar o DNA celular, um benefício significativo, em especial no cólon. Devido à sua replicação, frequentes mutações no DNA das células do cólon podem resultar na formação de células cancerosas muito mais rapidamente. A curcumina também ajuda o organismo a destruir células cancerosas mutantes, impedindo que estas se espalhem através do corpo e causem mais danos.
     > Inibidor do crescimento de células cancerosas e de metástases - A curcumina pode ajudar a diminuir a propagação das células cancerosas da mama para o pulmão devido aos camundongos.
     > Protetor Cardiovascular - A curcumina pode ser capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo.
Visto que o colesterol oxidado é o que danifica os vasos de sangue e se acumula nas placas levando à ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. Além disso, a cúrcuma é uma boa fonte de vitamina B6, necessária para impedir que os níveis de homocisteína fiquem muito altos, um factor de risco nos danos dos vasos sanguíneos, placa aterosclerótica e doença cardíaca.
     > Útil no Alzheimer - O ingrediente mais activo na raíz da curcuma aumenta a actividade do sistema imunológico em pacientes com Alzheimer, ajudando-os a limpar as placas de beta amilóide, características da doença.